sexta-feira, 4 de março de 2011

Pombas Urbanas: Arte em Construção...

Voltando a falar do rolé em São Paulo, após a 2º Mostra Olho da Rua, algumas pessoas do grupo Povo da Rua ficaram mais alguns dias na capital e compartilhar um pouco mais de vivência com os teatreiros e compas de lá. No dia 19 de fevereiro/2011, um sábado de sol, fomos até a extrema Zona Leste, em Cidade Tiradentes onde conhecemos os Centro Cultural Arte em Construção, que o pessoal do Pombas Urbanas ativa por lá. Um espaço muito grande, amplo, com biblioteca, espaço de treinos circences (tecido, trapézio, malabares etc.), um teatro de arena muito bonito, enfim muita organização e energia naquele lugar...
Foto: www.cadesc.org.br

Tudo começou com um cortejo do grupo de maracatu da galera, vibrando as energias pra começar a movida na tarde. Então rolou a apresentação da peça "Terra Papagali" da Trupe Olho da Rua, foi muito legal ver os camaradas que organizaram a mostra e não apresentaram lá em Santos em função da organização do evento. A apresentação foi muito louca, com muita movimentação e mudanças de figurino, mostrando uma sátira da ocupação das terras brasileiras por parte da corte portuguesa e sua relação com os nativos.
Foto: Instituto Pombas Urbanas

Logo em seguida rolou o Bando La Trupe do Rio Grande do Norte, eles que vieram de Kombi desde lá até Santos, com o espetáculo "Alice & Severino". A apresentação ficou marcada pela participação de dois populares da quebrada que encarnaram os personagens junto com a trupe.
Foto: Instituto Pombas Urbanas
Depois da duas peças na rua fomos todos para dentro do espaço Arte em Contrução onde rolou o lançamento da revista Semear Asas II do Instituto Pombas Urbanas em formato digital, aí rolou muita energia com mais maracatu, esquetes teatrais, conversa sobre a revista e sobre as atividades do espaço, rolou também uma troca de ideias sobre o teatro e o seu papel na comunidade como força cultural, de identidade, autonomia e livre associação... Enfim, foi bem emocionante, podemos ver que quem agita as atividades por lá o faz com muita vontade e alegria em fortalecer a comunidade de Cidade Tiradentes lá na longínqua "Leste 2".
 
Foto: Instituto Pombas Urbanas

Agradecemos também ao pessoal do Buraco D'Oráculo que também nos recebeu na sua casa e podemos conversar e conhecer as pessoas que estão fazendo teatro de rua por esse mundão. Lembrando que o Buraco D'Oráculo estará fazendo diversas apresentações no Rio Grande do Sul agora em abril.

Um comentário:

  1. Muito legal este relato, valeu pela presença de vocês!

    Um grande beijo à todos do Povo da Rua!

    Raquel Rollo

    ResponderExcluir